Como nasceu a Manipulação Visceral

Barral Institute

09 Janeiro 2017

Home Notícias Como nasceu a Manipulação Visceral

programA Manipulação Visceral foi desenvolvida pelo osteopata francês Jean-Pierre Barral. Graças ao seu trabalho, todos os profissionais que trabalham na área da saúde podem actualmente recorrer aos movimentos rítmicos do sistema visceral como uma ferramenta terapêutica muito útil.

A investigação clínica com os movimentos rítmicos do sistema visceral efectuada pelo Dr. Barral levou a que seja possível trabalhar manualmente com os órgãos de uma forma precisa, tendo em conta a influência que estes têm nas disfunções estruturais e fisiológicas.

Vida é movimento

A vida e o movimento estão intimamente ligados. Todo o ser vivo encontra-se em movimento constante. Num corpo saudável, a relação entre os órgãos e as estruturas do corpo (músculos, membranas, fascia e ossos) mantém-se estável, não obstante os vários movimentos a que são submetidos. A função normal do sistema visceral depende da harmonia entre os movimentos de todos os órgãos e as estruturas que os envolvem.

Quando esta harmonia é afectada, por razões estruturais ou emocionais, podem-se acumular restrições de mobilidade que mais tarde causam disfunções crónicas que vão desestabilizar todo este funcionamento visceral e, que por sua vez, criam pontos de fixação e tensão anormais que se movimentam milhares de vezes por dia e, que, pouco a pouco, vão desestabilizando e desgastando o corpo humano e afectam o seu bem estar estrutural e emocional.

O sistema visceral está dependente da harmonia entre os movimentos de todos os órgãos e das estruturas corporais.

Harmonia é fundamental

No entanto, quando a harmonia entre os órgãos é afectada devido a uma situação anormal, podem-se acumular aderências e alterações que não só trabalham contra os próprios órgãos como também podem afectar as estruturas.

Uma irritação crónica pode desenvolver-se e dar origem a doenças e certas disfunções. Além disso, esta perda de harmonia pode ainda criar fixações e pontos anormais de tensão dentro das paredes do corpo, obrigando-o a movimentar-se em torno destes pontos.

 

 


© Copyright 2017 | Barral Institute Portugal | Telef.: 96 156 13 13 | Developed by Paulo Rodrigues